Prisões medievais e prisões modernas

domingo, 22 agosto 2010, 17:22 | | 5 comentários
Postado por Fábio Betti 
prisaoOutro dia quase me atraquei com um padre. Provoquei-o com o assunto da pedofilia na igreja e ele partiu para cima, me bloqueando. Ainda bem que esse conflito se deu no Twiiter, assim, ninguém saiu com qualquer dano físico. No dia seguinte, ensaiei uma desculpa, dizendo que meu problema não era com o padre, mas com a igreja, esse lugar onde as idéias novas não têm espaço e a liberdade é combatida com o vírus da culpa. Leia mais »

Viver sem esforço

sexta-feira, 13 agosto 2010, 11:47 | | 1 comentário
Postado por Fábio Betti 
barquinho_de_papelToda vez que meu professor de Biologia-Cultural, Humberto Maturana, diz que vive sem esforço, torço o nariz. Como um mantra, ele vive repetindo: “a vida é simples. Viver não requer esforço.” E não é que esse senhor de 82 anos, criador da autopoiese e da biologia do conhecer, está mesmo certo? Como um aluno aplicado, conscientemente, resolvi experimentar um pouco do que é viver sem esforço, e para isso não precisei me isolar em nenhum mosteiro tibetano ou qualquer outro refúgio ermo. Pelo contrário, escolhi viver sem esforço em meio a uma autêntica tormenta profissional. Não apenas sai ileso dessa experiência, como ainda aproveitei para pegar uma onda no mar revolto. Leia mais »

O poder das palavras

segunda-feira, 09 agosto 2010, 01:47 | | 2 comentários
Postado por Fábio Betti 
palavras_poderNão importa se você acredita que alguma coisa acontecerá de um jeito ou de outro, você estará certo. Esse intrigante raciocínio era uma das mensagens do best-seller “O Segredo”, livro de auto-ajuda que vendeu seis milhões de exemplares em apenas um ano, defendendo justamente que tudo que nos acontece é ditado por uma tal “Lei da Atração”. Passados alguns anos, essa lei me parece tão lógica que corro o risco de me passar por arrogante ou intolerante quando me deparo com alguém que realiza exatamente aquilo que acredita e, mesmo assim, atribui ou, pior, culpa um outro ser pelo resultado. Leia mais »

O (estado de) amor pode ser para sempre

domingo, 01 agosto 2010, 14:57 | | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
amor_para_sempreTenho comentado com amigos que ando meio estranho. Para qualquer lado que olho, só vejo pessoas boas. Não que as pessoas sejam totalmente boas, mas vejo – e me conecto com - o bom que sou capaz de perceber que elas têm. Sinto como se vivesse sob os efeitos de um poderoso encantamento. Tanto é que não consigo mais me livrar disso e, qual uma Pollyanna romântica, amo todas as pessoas que encontro. Leia mais »