Mataram a mata

terça-feira, 18 janeiro 2011, 14:25 | Tags: , , | 1 comentário
Postado por Fábio Betti 
Costumamos achar bonita uma imensa área plantada com coqueiros e, até mesmo, com eucaliptos. Não importa se a plantação está margeando a estrada, espalhada nas montanhas ou emoldurando a praia. Tudo parece perfeitamente simétrico, resultando em um conjunto estético bastante agradável aos nossos olhos - ao contrário da mata nativa que existia ali, onde nenhuma planta parece com outra, o grande se juntando ao pequeno, as cores se misturando num quadro deveras humano para que possamos admirá-lo. Leia mais »

O desprezo nosso de cada dia

sábado, 08 janeiro 2011, 09:27 | Tags: , , , , , , | 5 comentários
Postado por Fábio Betti 
No julgamento sumário, o juiz olha os fatos, aplica a lei e dá a sentença. O julgamento sumário costuma ser aplicado em casos mais simples, onde se julga não ser necessário ouvir réus e testemunhas e em situações onde não se dá o direito de defesa ao réu, o que, normalmente, ocorre em regimes autoritários. E há ainda uma terceira forma de aplicação do julgamento sumário, que consiste em pré-julgar o réu, transformando o processo de julgamento em um teatro onde o desfecho do drama já foi definido. Leia mais »

E se não houvesse amanhã?*

quinta-feira, 06 janeiro 2011, 17:09 | Tags: , , , , , , , , , , | 3 comentários
Postado por Fábio Betti 
Vivemos na certeza de que haverá um amanhã. E, mesmo que isso segure os mais exaltados, que talvez saíssem por aí fazendo bobagens caso soubessem que tudo deixaria de existir no dia seguinte, a maioria de nós faz o pior possível a partir dessa certeza ilusória: adia o seu viver. Leia mais »

Transformação – qual é o seu caminho?

segunda-feira, 03 janeiro 2011, 17:33 | Tags: | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
Antes exclusivos aos espaços terapêuticos, os processos de auto-transformação já são a nova febre do milênio. De um lado, um mundaréu de gente querendo dar uma guinada em sua vida. De outro, ofertas aparentemente infinitas de caminhos. No entanto, juntar a fome com a vontade de comer nem sempre produz bons resultados – pelo menos, não quando o produto é vendido como a “receita certa”. Leia mais »