Discutindo a relação com a traição

quarta-feira, 27 abril 2011, 23:36 | Tags: , , , | 16 comentários
Postado por Fábio Betti 
As pessoas enganam por causa de traições. As pessoas mentem. Pessoas atacam, agridem, matam por causa de traições. Em defesa da honra, desonra-se a própria vida e o que ela tem de mais valioso: o direito universal à liberdade. Leia mais »

Sobre talentos e dores mal tratadas

terça-feira, 26 abril 2011, 15:35 | Tags: , , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
Comecei a escrever com 12, 13 anos. Enquanto a maioria dos garotos de minha idade seguia seus hormônios, eu colocava tudo no papel. De resenhas literárias, comentários sobre filmes, problemas familiares a amores platônicos, tudo era transformado em prosa ou poesia. Sem ou com rima, era assim que minha vida se expressava. Durante anos, fechei-me nesse mundo onde tudo é possível, fazendo do papel meu mais fiel companheiro, ele que sempre aceita tudo o que nele colocamos, sem reclamar ou expressar qualquer juízo de valor. Foi assim que sobrevivi à minha adolescência. Escrever fez-me ter vontade de continuar vivendo. Leia mais »

Sonhos

domingo, 24 abril 2011, 19:22 | Tags: , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
De que matéria são feitos os sonhos? Existem sonhos que parecem tão verdadeiros a ponto de tudo o que está fora deles tornar-se absolutamente irreal. Leia mais »

A ressurreição sob as mãos de Rodin

quarta-feira, 20 abril 2011, 19:38 | Tags: , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
A despeito de certa, diga-se de passagem, equivocada aura de glamour que cerca meu principal ganha-pão - como qualquer outro trabalho, uma simples combinação entre transpiração e inspiração - o fato é que, às vezes, acabo sendo realmente privilegiado com oportunidades extensivas a pouquíssimas pessoas. Este é o caso da tarefa que certa vez, me coube de gravar imagens da exposição “Porta do Inferno”, um conjunto de obras, que, claro, inclui a dita cuja, do maior escultor de todos os tempos. Ele mesmo, Auguste Rodin, em pessoa - ou melhor dizendo, em alma! Leia mais »

Viajando entre reticências e pincéis

terça-feira, 19 abril 2011, 18:04 | Tags: , , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
Tenho uma dificuldade terrível com direção. Não com a direção de um automóvel, arte que aprendi a dominar. Nem com a direção de pessoas, talento que, por força da profissão, também venho toureando satisfatoriamente. Falo de sentido de orientação. A direção que responde – ou deveria responder – a pergunta: “Para que lado eu vou?” É esta sensação que costumo ter, por exemplo, quando desembarco numa estação do Metrô com múltiplas saídas. “Esquerda ou direita? Por baixo ou por cima?” Estas são perguntas que só respondo, e com muita dificuldade, com o auxílio das placas de sinalização. E, mesmo assim, acabo invariavelmente me confundindo. “Pamplona Centro ou Pamplona Jardins?” Ao subir à superfície, é muito comum me descobrir na calçada contrária à desejada. Leia mais »

A fuga

domingo, 17 abril 2011, 17:13 | Tags: , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
Trabalhar demais. Comer demais. Beber demais. Pular de um relacionamento para o outro o tempo inteiro. Isolar-se do mundo: numa televisão, num livro, num esporte, numa paixão. Afundar no mundo das drogas. Não ter coragem de tocar além da superfície das coisas, das pessoas, de sua própria vida. Desde que nascemos, inventamos “n” maneiras de fugir. Somos craques nisso. Tanto é que, se formos reparar direito, sempre estamos fugindo de algo ou alguém ou os dois. Claro que existem vários tipos de fuga altamente defensáveis. Fugir dos chatos, por exemplo, é uma questão de sobrevivência. Até mesmo a fuga mais inglória de todas merece respeito: ao tentarmos fugir da morte, vamos ficando mais um pouquinho... Leia mais »

Filosofia barata

sexta-feira, 15 abril 2011, 20:14 | Tags: , , , | 2 comentários
Postado por Fábio Betti 
“No final, tudo acaba dando certo. Se deu errado, é porque ainda não chegou ao fim.” Leia mais »

Alegria estranha

quinta-feira, 14 abril 2011, 09:49 | Tags: , , , | 5 comentários
Postado por Fábio Betti 
Têm dias que acordo com uma estranha alegria. Achando tudo estranhamente diferente. Até mesmo o usualmente doloroso ato de fazer a barba ganha uma nova cor com o sorriso nos lábios. Na verdade, tudo parece ganhar um brilho diferente. O banho deliciosamente quente, a roupa escolhida com carinho, o aroma gelado da pasta de dente, o pão de queijo comido de pé na padaria. Leia mais »

Esvaziando o pote

quarta-feira, 13 abril 2011, 10:13 | Tags: , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
Tenho sido perseguido. Dia e noite. Em qualquer lugar que eu vá, lá vão elas atrás de mim. Não me dão sossego. Sou assediado no Metrô, no meio de uma reunião com um cliente, na privacidade do banheiro e até mesmo em pleno ato amoroso. Frequentemente, sou pego de surpresa. Sem uma caneta ou um lápis à mão. Sem sequer um pedaço de papel – higiênico, sulfite, jornal, guardanapo, o que for. Elas não têm a menor cerimônia. Chegam e já vão se instalando. Como se a casa fosse sua. Leia mais »

Eu, o monstro

domingo, 10 abril 2011, 11:45 | Tags: , , , , , , | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 
O que será que se esconde na tentativa deliberada e massiva de extrair de serial killers sua identidade com a espécie humana para reclassificá-los como monstros? Leia mais »