Amigos

segunda-feira, 29 novembro 2010, 20:55 | Tags: , , | 13 comentários
Postado por Fábio Betti 

Amigo vem do latim “amicus”, que possivelmente derivou de “amore”. Só que, diferentemente das paixões, amor de amigo é para sempre.

Todo mundo tem um amigo. Rico, pobre, gordo, magro, alto, baixo, bonito, feio, branco, negro, criança, velho, parece que tem sempre um amigo que combina com a gente. E combina é a palavra certa, na medida em que é sinônimo de harmoniza. Amigos trazem harmonia para nossa vida quando estamos descompensados, pacificando nossos espíritos e mostrando que há sempre uma luz no fim do túnel. O amigo é a própria luz a nos mostrar que nunca estamos sós. Amigo é nosso maior torcedor, é o fã que espalha hipérboles sobre nossas conquistas e nos defende ao menor sinal de crítica.

Amigo sofre junto, comemora junto e, às vezes, dá um jeito de mudar de escola, profissão ou de cidade só para não ficar muito longe. E se a distância é inevitável, o amigo faz de tudo para deixar nossa lembrança viva na memória. Assim, mesmo que passe um tempo enorme, quando os amigos se encontram, é sempre aquela festa. Abraços, tapinhas nas costas – se são homens -, “nossa, como você está linda!” – se são mulheres -, bocas em largos sorrisos, olhos que sorriem, o corpo todo sorri quando encontra o amigo.

Amigo não pede nada em troca, mas se disser que também não espera nada, está mentindo. Amigo adora um cafuné, um carinho, quer ser reconhecido como grande companheiro. Não é à toa que se diz que o cachorro é nosso maior amigo. Está sempre esquecendo as injustiças que cometemos, sempre perdoando, sempre recomeçando pelo prazer de simplesmente ser nosso amigo. Dizem também que amigo de verdade se conta nos dedos. Então, devo ser uma centopeia disfarçada, porque tenho tantos amigos que fica até difícil contá-los. São amigos na família, amigos de infância, amigos da faculdade, amigos que fiz e continuo fazendo no trabalho, amigos que amigos me apresentam, amigos que surgem virtualmente e, mesmo que nunca os tenha visto – às vezes, nem sequer ouvimos a voz um do outro – são amigos reais, tão verdadeiros quanto qualquer amigo pode ser. Amigo é estado de espírito, contagia sem precisar da matéria. Sua matéria é o amor, que se transmite pelo pensamento e pela vibração do coração.

Mas por ter tantos amigos, às vezes, não consigo ficar perto de alguns deles nem em pensamento. E se o coração não reclama, o amigo parece que fica esquecido. Até que, sem preparo ou aviso prévio, chega a notícia que o amigo partiu sem despedida. Nessa hora, é como se a gente tivesse morrido junto, sob o peso esmagador da culpa. Por que é que não convivi mais com ele? A gente se pergunta sem querer a resposta. E aí começa a lembrar com imenso carinho dos momentos que dividimos juntos e nos vemos, de repente, entre o choro compulsivo e o riso incontido. A incredulidade vai perdendo terreno para a aceitação. O amigo se foi, não há mais nada a fazer…

De repente, somos tomados por um entusiasmo que parece despropositado e descabido. Tentamos negá-lo uma, duas, três vezes, até que, vencidos, nos entregamos e saímos de novo da caverna onde nos escondíamos em nosso luto. Há uma urgência em nosso olhar e, aos tropeços, corremos em busca dos muitos amigos que fizemos ao longo da vida e que nos aguardam de braços abertos e com uma festa pronta, como o pai ao filho pródigo. Amigos sabem que, mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção, o que importa é ouvir a voz que vem do coração.

13 comentários para “Amigos”

  • Fabio Betti disse:

    E você, GI, é uma amiga muito querida que faz da vida desse intenso coração uma jornada muito mais leve. Love you!

  • Adriana Sousa disse:

    Prezado Fábio,

    Muito lindo seu texto. Adorei quando diz que deve ser uma centopéia disfarçada, porque graças a Deus é assim que me sinto, tão rodeada de amigos que nem os dedos das mãos e dos pés são capazes de somar.
    Espero não passar pela dor que está passando agora, mas saiba que quem se vai sempre deixa um pouquinho em quem fica. Sua bela crônica é um pedaço do seu sentimento tocando cada um de nós que sempre tem uma desculpa para não estar perto dos amigos.
    Sinto muito pela sua perda.

  • Fabio Betti disse:

    Pois é, Adriana, mesmo que pareça que perdemos um amigo para sempre, depois que nos encontramos, já não somos mais os mesmos e ficamos com algo dele com a gente.

  • Dagui disse:

    Foi a mais linda declaração de amizade que eu li, seu amigo com certeza teve bons momentos contigo e eu agradeço muito por ter conhecido alguém assim tão terno e emotivo!Bjo.

  • Fabio Betti disse:

    Nossa, Dagui, muito obrigado! Se a gente levar a sério a origem da palavra amizade, que eu coloquei no início do texto, foi mesmo uma declaração de amor. Bjos

  • Natália disse:

    Me fez chorar (2)…

  • Fabio Betti disse:

    Nat, todo mundo tem uma amigo para chamar de seu e se emocionar quando, de repente, ele partir sem despedida…

  • Stel disse:

    Fabio meu querido amigo,
    É um privilégio ser sua amiga e disfrutar da oportunidade das risadas leves e dos papos profundos que temos dividido! bj Stel

  • Fabio Betti disse:

    Querida Stel, como Lurdes Gaspar, uma amiga querida, a quem também não vejo há tempos, sempre dizia, “obrigado por existir!”

  • Alady Silva disse:

    Mensagem perfeita e gostosa de ler… Parabéns!!!

  • igor disse:

    amigo e o irmão q vc adota.e a pessoa q vc confia admira conversa sobre aqueles assuntos….pra min a amizade e a coisa mais bela do universo pq e demonstração de irmandade sem nenhuma obrigação de parentesco . simplesmente pq sao amigos!!!!

  • Marcelo Pinheiro disse:

    Fábio, que belo texto – preciso, enxuto, direto no coração! Um grande abraço!

Comentário

You must be logged in to post a comment.