E se você só tivesse mais um dia de vida?

sexta-feira, 16 setembro 2011, 15:15 | Tags: , , | 9 comentários
Postado por Fábio Betti 

De vez em quando, me faço essa pergunta. Percebo que ela é especialmente útil quando me vejo no meio de um dilema ou no abismo de uma crise, pois muda minha perspectiva, me faz refletir aos olhos do que estou vivendo e sinto que é o melhor para mim naquele momento, sem apego ao que sentia no passado ou qualquer expectativa sobre um futuro que, afinal, jamais virá a ser.

E se você só tivesse mais um dia de vida? A que horas acordaria? Qual roupa usaria? Como é que organizaria a agenda desse derradeiro dia? Que compromissos deixaria de cumprir e quais seriam os que você honraria? O que teria de café da manhã? Leria os jornais do dia? Iria para o trabalho a pé, de bicicleta, de carro, de helicóptero? E se não fosse trabalhar, o que faria? Clube, parque, ócio, cinema, namoro, leitura, o que escolheria?

Com quem gostaria de passar seus últimos momentos? Como escolheria estar com essa ou essas pessoas? Para quais amigos distantes ligaria? Para quem pediria perdão, se escolhesse se arrepender? Para quem se declararia apaixonado, se escolhesse libertar-se do amor platônico? Para quem emprestaria os ouvidos, se escolhesse ampliar sua visão de mundo? Para quem ofereceria seus ombros, se escolhesse ser solidário? Para quem abriria seu coração, se escolhesse pedir ajuda.

Se você só tivesse mais um dia de vida, pelo que gostaria de ser lembrado? Por quais palavras, quais gestos, quais atitudes, quais ações? É isso o que você está fazendo nesse dia, praticando o que você quer deixar como legado? Ou você está simplesmente vivendo mais um daqueles dias que passaram em branco por sua vida?

É seu último dia, como você quer vivê-lo é algo que você escolhe, e essa escolha é algo que não pode ser adiado, porque não haverá amanhã. Não, ninguém tem o poder de dizer a você que hoje é seu último dia. Mas o fato é que, só no Brasil, essa afirmação é verdade para 3.500 pessoas. Quem garante que você ou eu não estejamos entre elas?

9 comentários para “E se você só tivesse mais um dia de vida?”

  • Jonathas Barreto disse:

    Olá Fábio,

    Muito obrigado pelo post… disparou em mim um milhão de reflexões!
    Muito obrigado!!

    Abraços!

  • Fabio Betti disse:

    Que bom, Jonathas! Confesso que o que escrevi também me provocou muitas reflexões importantes. E se você for ver, é preciso MESMO amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque, se você parar pra pensar, na verdade não há, né? Abração, meu caro!

  • Esse tipo de reflexão sempre me faz lembrar dos ensinamentos do Zen… diante desta questão, o Zen provavelmente diria: viva este último dia exatamente como tem vivido todos os outros dias. Se isso lhe parece estranho ou pouco, é porque você não tem vivido como deveria viver, não é?! Sei lá.

  • Fabio Betti disse:

    Chris, acho que estamos falando da mesma ideia, só que com uma linguagem diferente, pois o que me inspirou a escrever este post foi a visão biológico-cultural do ser humano estruturada pelo Maturana a partir da aceitação da impermanência, um dos alicerces do pensamento budista.

  • Clarissa disse:

    Muuuito legal! Me deixou um pouco deprê, principalmente por expressar abertamente pensamentos que já me ocorrem em segredo.Com uma sensação de “poxa, será isso? tudo isso ou só isso?” E trabalhar para que esse último dia diário valha a pena.
    Beijão

  • Texto muito perspicaz e traz um tema de muita sensibilidade…
    Acredito que a maioria das pessoas já se perguntou isso!
    Mas é dificil responder visto que estamos sempre em transformação, amanhã pode ser que eu ja não queira as mesmas coisas, e o que eu desejaria hoje talvez não sentisse vontade de fazer amanhã;
    Eu acredito que se eu soubesse que so tivesse mais um dia de vida. Eu não iria perdê-lo tentanto resgatar nada, e nem fazendo algo que eu não tenha o hábito de fazer, já que tive todos os restantes da minha vida pra fazer e não fiz ou fiz sei lá dependendo do que.
    Não seria no meu último dia que eu iria fazer, eu com certeza gastaria esse ultimo dia para simplesmente ficar em paz e aceitar meus erros e acertos, e bem ou mal foi a existência que eu tive…
    Olharia com mais compaixão as pessoas e me despediria de todos mentalmente desejando que sejam muitos felizes, seria um dia de encontro comigo mesma, um sopro de adeus, mas graças a Deus não sabemos e morremos como nascemos de súbito em um momento qualquer!

    Ta super lindo aqui Parabééns… vc escreve muito bem!

  • Fabio Betti disse:

    “Só por hoje” é realmente um ótimo exercício, Paula.
    Abraços

  • Fabio Betti disse:

    Obrigado, Araceli, pelo comentário apreciativo. Seja sem muito bem vinda. Abraços

  • Elaine disse:

    A questão não é: E se você só tivesse mais um dia de vida? Pra muitos seria o pânico, o caos. No meu modo de ver a pergunta é: O que fará com que lhe resta? Um dia é pouco, a maioria passa a vida toda e não consegue o que almeja seja lá o que for: sucesso, felicidade, dinheiro, amor. Pra mudar você tem que se questionar olhar pra o espelho e encarar a sua realidade e se ela não lhe condiz pegue seus medos e se lance para vida. Sem movimento não há mudança e sem ela não há aprendizado. Se tivesse que deixar um legado seria: pela luta do que creio, do que acredito ser. Acredito que direta ou indiretamente todos nós estamos interligados e nossa atitude é que provoca o outro a se questionar. Um exemplo disso é em resposta a sua pergunta.

Comentário

You must be logged in to post a comment.