Quando conto para meus amigos que gosto de discutir a relação, a maioria me tira um sarro tremendo. “Discutir a relação para quê? O que elas querem é só mostrar que estão com a razão!” Pensando bem, eles estão certos! Quem não inicia qualquer discussão tentando mostrar que seu ponto de vista é o correto? Já viu conflito que não comece exatamente por esse ponto?
Quando a gente discute, corre um risco tremendo de perder o equilíbrio e partir para a ignorância. Por isso, a discussão pode começar com uma coisinha à toa e chegar a uma separação sem volta. Para que, então, discutir a relação?
Se a gente usasse o pouco tempo que tem com nossa companheira menos para discutir e mais para namorar, seríamos, certamente, muito mais felizes. Por isso, da próxima vez em que nuvens negras ameaçarem aparecer sobre seu relacionamento, trate logo de afastá-las. Você pode fazer isso olhando para o lado contrário ou usando um óculos com lentes bem escuras. E pode ainda ficar apenas meneando a cabeça positivamente como se concordasse com o que o outro está tentando lhe provar. Mas… será que é isso o que você quer? Ou é isso o que você precisa?
Você tem todos os recursos disponíveis para evitar uma DR. Mas talvez você não seja capaz de evitar o fim de seu relacionamento. Isso porque os conflitos só aparecem quando uma ou as duas pessoas de uma relação têm algum problema que precisa ser resolvido e não conseguem, sozinhas, resolvê-lo. E, para complicar, na hora em que envolvem o outro na busca dessa solução, não costumam fazer isso de uma maneira amorosa, que procure ouvir abertamente o que o outro pensa e sente sobre a questão. Pelo contrário, ou a opinião do outro se enquadra no que queremos ouvir ou ela é sumariamente desconsiderada. Só que se ela é igual a nossa, a única coisa que conseguimos é ficar no mesmo ponto em que estamos, ou seja, não aprendemos nada de novo. E aí discutir a relação se torna algo completamente inútil, porque se o que o outro tem a nos dizer não nos interessa ou é o tempo todo motivo de avaliação e não aprendizado, só estamos mesmo é perdendo tempo.
Discutir a relação é um mecanismo que qualquer casal pode fazer uso para tentar resolver seus conflitos. É como uma energia sem polaridade; você é quem estabelece como ela irá trabalhar, e nesse sentido uma discussão de relação pode tanto ser uma arma letal quanto uma estrela guia da paz. Se você quer, portanto, terminar uma relação, dispense uma inútil “DR” e vá direto ao ponto. Mas se o que você quer é entender por que, apesar de tantos desencontros, não consegue sequer aceitar a hipótese da separação, seja bem-vindo aos adeptos da DR. Para nós, a esperança é a última que morre e, de vez, em quando, até ressuscita.