Eu te amo, cara! (a amizade profunda entre homens na visão de um macho convicto)

domingo, 03 maio 2009, 23:15 | | 2 comentários
Postado por Fábio Betti 

Não sei qual é sua definição para metrosexual, mas a minha é a daquele sujeito que anda sempre na moda, depila o peito, faz as unhas, cuida da pele, enfim, um homem, ás vezes, tão ou mais vaidoso do que uma mulher.

Vaidade é uma coisa, amizade é outra completamente diferente! Um metrosexual pode amar um amigo. Isso, no entanto, não significa que, para amar um amigo, é preciso ser metrosexual.

Tenho muitos amigos a quem amo verdadeiramente. Entre nós, vamos muito além da superficialidade dos papos sobre futebol ou trabalho. É claro que também falamos sobre isso e, obviamente, também falamos muito sobre as mulheres. A diferença é que, entre amigos de verdade, cultiva-se a intimidade. O significado de intimidade é amplo – vai de doméstico, familiar a algo muito de dentro, profundo, da alma, do coração.

Sinto-me, portanto, um homem de sorte por poder manter relações profundas, de alma, com outros seres tão parecidos comigo, ou seja, outros homens. Sei que tem muita gente que julga esse tipo de comportamento como “afetado” ou “efeminado”. Prefiro encarar críticas dessa natureza como o ataque frágil de quem não consegue usufruir da beleza que é o amor entre dois amigos.

Para quem não entende esse tipo de amizade e torce o nariz sempre que vê dois homens se cumprimentando com um beijo – faço isso com todos os meus grandes amigos! -, só posso dizer que lamento profundamente. Provavelmente, por puro preconceito, muitos homens evitam se aproximar e mostrar carinho por outros homens.

Por experiência própria, no entanto, posso afirmar que existe, sim, a possibilidade real de qualquer homem cultivar uma amizade profunda por outro homem e esses dois homens cultivarem amor um pelo outro, sem que haja qualquer apelo sexual.

Aliás, preciso esclarecer que não tenho nada contra os metrosexuais. Diria até que, para machões tradicionais, provavelmente eu seja classificado como metrosexual, mas, definitivamente, depilação não é coisa para homem. Só mesmo uma mulher para agüentar o sofrimento atroz dessa tortura medieval praticada em tempos modernos.

2 comentários para “Eu te amo, cara! (a amizade profunda entre homens na visão de um macho convicto)”

  • Luan Alves disse:

    Muito bom texto, compartilho da mesma ideia e não tenho dúvidas de minha sexualidade por conta de amar tanto meus amigos rapazes, amizade profunda exiate sim e eu sou prova viva disso valeu pelo texto !!!

  • sidinaldo araujo disse:

    Um grande abraço para os meus amigos Alfredo Luis e Guionei Gonçalo lá de Livramento,que foram como irmãos para mim,Deus os abençoe

Comentário

You must be logged in to post a comment.