Por que, às vezes, não desencantamos do outro?

sábado, 30 maio 2009, 21:55 | | Nenhum comentário
Postado por Fábio Betti 

Desde muito cedo, aprendemos nos contos de fadas que encantamento costuma ser algo que é praticado por bruxas e feiticeiras contra pessoas normalmente humildes e de coração puro. Esta é a definição clássica para encantamento, a feitiçaria pela qual um ser vivo fica inanimado ou transformado noutro ser. E não é que é assim mesmo que a gente se sente quando está na fossa?

Encanto também é tudo o que arrebata ou dá grande prazer, o que só aumenta o sofrimento, afinal, sem ele ou ela perdemos algo que valia muito para nós, o prazer de estar com o outro. Nesse momento de perda, não conseguimos nos lembrar de nenhum outro momento em que formos tão felizes nem nos passa pela cabeça a possibilidade de isso acontecer outra vez com outra pessoa. Mas acredite: esta é uma possibilidade real. E mais: ela não depende de nenhuma magia para se concretizar. Pelo contrário, ela depende, basicamente, de você mesmo.

Então, aqui vão algumas dicas de quem também já se viu vítima de um encantamento e teve que aprender como desfazer a magia para voltar a ser feliz.

O primeiro passo é decretar o fim do luto. Não há nada de errado em sentir a perda de alguém, ou seja, de viver o seu luto. Só que luto para sempre não vai trazer a pessoa perdida de volta. Só vai lhe causar uma doença.

Depois que você combinar consigo mesmo que o luto chegou ao fim, é hora de sair da caverna e ir para a luz. Ligue para os seus amigos e vá se divertir um pouco – um cineminha, um jantar, uma balada, uma viagem de fim de semana ou um chopinho em um boteco ajudarão você a se lembrar que a vida lá fora tem também muitos encantos.

Você ainda pode comprar uma roupa nova ou mudar o cabelo ou se dar um dia em um SPA. O que importa é você se presentear com algo que lhe faça bem. Se a pessoa por quem você tanto sofreu não consegue mais se encantar por você, azar dela! Você reúne beleza, inteligência, alegria, criatividade, determinação, entre tantas outras qualidades, que já está mais do que na hora da pessoa mais importante do mundo para você reconhecer tudo isso. Sabe de quem estou falando? Pois é, de você mesmo!

A melhor forma de se curar de um encantamento é se lembrar de que a vida é algo precioso demais para ser jogada no lixo por causa de alguém. E a vida da gente não se entrega, não se vende, não se aluga e não se abre mão seja por quem for. Mesmo que você acredite no Paraíso ou em vida após a morte, esta vida que você tem hoje você só irá viver uma única vez. Melhor, então, vivê-la o melhor que puder.

Comentário

You must be logged in to post a comment.